Caixa d'agua e Aquecedor Solar Privativas em Área Comum (telhado)

Gostaria da opinião dos srs. a respeito do seguinte caso, trazido por um conhecido:

Condomínio tem 4 aptos por andar, exceto no último andar onde há 2 aptos de fundos que tem telhado e não tem terraço, e uma cobertura que tem o mesmo tamanho de dois aptos e tem um terraço, inclusive com piscina. Água é rateada, sem individualização.

No telhado, entre os aptos do fundo e a o terraço da cobertura acima de onde ficam áreas de circulação, escadas e elevador tem o lugar onde ficam as caixas d’agua do prédio.

Ocorre que num canto foi colocado o boiler de aquecimento privativo da cobertura, segundo consta isso foi feito na implantação do condomínio quando ainda estava a cargo da construtora, mas já haviam comercializado metade das unidades e inclusive com moradores morando em algumas. Mas não para por aí, no telhado de um dos aptos de fundo tem o aquecimento solar(aqueles de cobre que só aquecem água) ligado tão somente e com capacidade para o boiler da cobertura (o que está no canto das caixas dágua).

Não bastasse isso, no mandato do primeiro síndico - que foi síndico durante o período de garantia e não entendia nada do cargo - foram colocadas mais duas caixas dágua exclusivas da cobertura, encima do fosso do elevador, após o morador da cobertura reclamar com a construtora e administradora(mesma imobiliária que vendeu a maioria das unidades) que a água não tinha tinha pressão para o sistema de aquecimento funcionar. Mas não consta nada escrito sobre isso, síndico despreparado só viu e nada falou, pois quem mandava era a administradora.

Novo síndico morador assumiu, mas comprou com o prédio pronto já e tudo isso feito. Advogado, e ficou perplexo com a situação que não era de conhecimento dos demais condôminos além do primeiro síndico. Alguns moradores queriam inclusive fazer uma área de convívio/rooftop no telhado dos fundos, como era inicialmente o projeto da construtora, mas foi abandonado pela construtora sem maiores explicações - segundo consta por não haver mercado para esse tipo de empreendimento - mas alguns já haviam comprado na planta e não houve mais explicações.

Eu entendo estar tudo errado e ter sido feito a revelia da assembleia, principalmente pelo maior consumo d’agua, pois ele tem duas caixas d’agua com total de 2500 litros exclusivas.

O que me dizem a respeito? O que poderia ser feito?

Imagem de perfil Romulo
Síndico(a)


Respostas 3

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?