Como considerar válida uma enquete e como proceder em uma votação em assembleia on-line.

No condomínio onde moro foi feita uma enquete com a seguinte pergunta: Você é a favor de que seja incluída na pauta de assembleia a cobertura das garagens?

A maioria votou “sim”. Em seguida os condôminos foram informados de que na próxima assembleia deverão escolher entre os orçamentos apresentados. Acontece que grande parte das pessoas entendeu que a consulta era para colocar em discussão a ideia e não para já decidir por uma empresa. Isso tem gerado muita preocupação com o alto custo que envolve uma obra desse tipo e o aumento da taxa condominial.

Por gentileza, eu gostaria de esclarecer as seguintes dúvidas:

  • Considerando que a pergunta é sobre colocar em pauta o assunto, o resultado dessa enquete dá ao síndico o direito de convocar uma assembleia para já apresentar os orçamentos e votar um deles?

  • Se a resposta à pergunta acima for positiva, se a assembleia for virtual, a votação pode ser feita por meio do aplicativo da administradora? Pergunto isso porque os presentes não terão como acompanhar os votos, pois no aplicativo eles são secretos.

  • Sendo a cobertura das garagens uma benfeitoria útil, em um condomínio de 254 apartamentos, o número de votos favorável precisa ser no mínimo 128 (50%+1 do total dos condôminos), correto?

  • Caso um condômino contrário à benfeitoria não possa participar da votação, é possível que outro vote por ele por meio de uma procuração específica para esse fim? Se a resposta for positiva, como fazer isso em uma assembleia on-line?

    Grata,

    Isabel

Imagem de perfil Isabel Cossalter
Condômino(a)


Respostas 3

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?