Como denunciar um sindico corrupto e ausente?
Guilher rangel
Respostas 5
Guilher, Cuidado. O ônus da prova é de quem acusa e tanto faz se seja você ou ele. Corrupção é coisa séria, mas é preciso haver provas, assim como de barulhos. Se você encontra apoio entre seus vizinhos, podem se juntar e com as devidas evidencias, deporem o síndico. Se você acha que o/a síndico(a) está errado(a), ou despreparado(a) para o cargo ou existem dúvidas não esclarecidas por ele/ela. Ou o que pode ser ainda pior, com má fé para ocupá-lo(a). Nestas circunstâncias, os condôminos insatisfeitos, podem convocar uma assembleia para questionar essas ações. Siga o roteiro abaixo. Roteiro: Para questionar (e até substituir o Síndico), vocês precisam mobilizar 1/4 dos condôminos (fazendo um abaixo assinado) e (vocês mesmos) convocarem uma assembleia para questionamento dessas ações e decisões. Esta convocação deve seguir todos os requisitos listados na convenção coletiva (prazos, pauta, modalidade de assembleia, tudo deve estar claro no edital). Leiam a convenção com atenção. Definam no edital os critérios para aceitação de procurações e tratativa de inadimplentes. Os eventuais recursos dessa tarefa (Ex. correios, impressão, contratação de empresa para assembleia remota etc.) deve sair do bolso dos participantes dessa ação e que fique claro que, se ganharem, podem se ressarcir da despesa mediante comprovantes (NFS), mas se não ganharem, será difícil. Não peçam ajuda do síndico e da Administradora (que segue ordens dele). A convocação deve chegar para todos os proprietários e esta não e' tarefa fácil, principalmente por que muitos, não residem no condomínio. Se enxergam a possibilidade de ter que substituir o síndico, incluam na pauta da convocação a possibilidade de destituição e eleição de novo síndico. Esta destituição deve ter por base o artigo 1.349 do Código Civil: Art. 1.349. A assembléia, especialmente convocada para o fim estabelecido no § 2 o do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio. E isto precisa estar caracterizado por fatos documentados e/ou testemunhas. E tudo deve ser registrado em ata e recomenda-se que a ata seja registrada em cartório. O caminho para a troca de síndico está no vídeo abaixo, mas há dicas de como fazer a convocação e a assembleia: https://www.youtube.com/watch?v=D8g8BNFobts Siga o link ou copie e cole no seu browser. Lembre-se só que destituir um síndico dá bastante trabalho, mas é um caminho viável. Mas é preciso ter alguém melhor, disposto ao trabalho e disponível para assumi-lo. Se gostou da resposta, clique no campo "resposta útil", abaixo e a esquerda. Claudio F. Saraiva Engenheiro e Síndico Profissional, atuando na região de Moema e Vila Nova Conceição - São Paulo - Capital csaraiva58@gmail.com 11 99193 5228
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Boa noite! Faltou a pergunta.
Paulo Rodrigues de Moura
a interpretação de centavos "Como denunciar um sindico corrupto e ausente?"
A pergunta é o título da matéria
Guilher - no seu cadastro consta que você é INQUILINO. Então a partir dai temos erros ou enganos: 1- o Sindico tem que procurar o proprietário e conversar sobre as irregularidades que tem. 2 - cabe a vc fazer contato ou escrever ao proprietário os problemas que vem tendo e solicitar ações dele junto ao Sindico.
JOSE LOPES
Realmente kd a pergunta? Por enquanto só há relatos de fofocas, aliás é ridículo postar isso aqui e ainda mais, quando há homens fazendo isso. Outra coisa, inquilino não é condômino.
Gabrielly Oliveira de Carvalho
tá no titulo né anjo "Como denunciar um sindico corrupto e ausente?"
Quer criticar e nem presta atenção no texto. aff
Obrigado