Como multar um condomino?

Sou síndica moradora. Não temos funcionários nem câmeras e como a maioria dos aptos é alugado não querem gastar com isto. Temos um locatário com atitudes anti sociais, entre tais, deixa por diversas vezes de fechar o portão de veículos. Os moradores me ligam para avisar (pois alguns não tem controle para fechar) mas não querem se comprometer como destemunhas para que eu possa multa-lo, devido atitudes bastante agressivas que ouvimos de dentro do apto à sua esposa. Falei com o proprietário sobre o caso e após isto o locatário com raiva começou a jogar bitucas de cigarro no meu quintal (ele é o único morador que fuma no prédio). Voltei a falar com o proprietário mas ele continua. Como multar se não temos câmeras e não posso colocar uma câmera no meu quintal apontando para janela dele?

Imagem de perfil Maria Sousa
Membro de associação


Respostas 2

Boa noite! Precisa entender que sem investimento não tem como resolver certas coisas e neste caso trata-se de câmera com gravação,quem acusa precisa provar, sem provas não tem como multar.

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Para multar tem de ter prova. Um sistema de 4 câmeras colocado sai por R$2.000,00. Procure no mercado Livre. Faça uma proposta para assembleia. Colocar câmera dentro da sua área privativa apontada para fora, não tem problema. A câmera não deve invadir a unidade de ninguém.

Foto de perfilCLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Síndico(a) Profissional

Imagem de perfil Maria Sousa • Membro de associação

O meu quintal é área comum, porém de uso privativo, eu posso colocar câmera? Digo, mesmo sendo área comum?

Imagem de perfil João Vasconcellos. • Inquilino(a)

Olá, Maria. Só cuidado para não invadir a privacidade de terceiros (filmar diretamente o apartamento, por exemplo). Tirando isso, você tem direito sim de filmar áreas de uso comum (na verdade se o quintal é seu, você tem direito de filmar).

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?