Como verificar a existência de vazamento na tubulação vertical de um edifício?
Vez em quando, um ou outro morador da outra prumada do meu edifício(existem 2, cada uma com 8 apartamentos em duas colunas de 4), mas especificamente de uma da colunas, reclamavam do "desleixo" ou falta de manutenção do morador do andar superior, pois sempre havia humidade e ha dois meses, tive a oportunidade de entrar na unidade do primeiro andar, constatando o estrago. O morador estava indignado e aos berros dizia tempestivamente, que venderia seu apartamento e iria embora.
Ontem, tive a oportunidade de conversar com a moradora do térreo, a qual me passou informações parecidas, inclusive, com a perda de móveis e a porta de madeira que inchou, ralatos parecidos em fim do primeiro e segundo andares, exceto do terceiro que se refere à cobertura e o que ocorre, vez em quando, é problemas de infiltração decorrente das chuvas por telhas quebradas e afins.
Ocorreu-me, pois, que poderia ser da tubulação vertical ou, ainda, derivado da unidade do terceiro andar e, pra isso, somente uma opinião profissional para detectar o problema.
Qualquer encanador faz isso?
Eu penso que não porque as quatro unidades ja contrataram profissionais individualmente e nenhum deles citaram essa possibilidade. Como proceder? Exigir do Síndico que envie um profissional par proceder na verificação de problemas na tubulação vertical?