Condomínio afirmou que meu apto era responsável por vazamento; quebrei, gastei e não era o meu. E ag

Olá! Há um tempo atrás, minha vizinha de baixo veio reclamar que havia um gotejamento dentro da caixa de disjuntores da casa dela e que poderia vir da minha unidade. Meu apartamento não aparentava nenhum sinal de infiltração, mofo, ou qualquer indicativo visual, mas por se tratar de um vazamento num local de perigo de curto e até de pegar fogo e prejudicar não só o apartamento dela mas todo o prédio, contratei uma Empresa especializada que fez o primeiro serviço de "caça-vazamento", "escutando" as paredes com um aparelho, para descobrir se havia vazamento na minha unidade de água limpa. Não foi encontrado. Este serviço custou R$ 280,00. O vazamento então só poderia estar na rede de água suja, e para encontrar esse vazamento, a empresa me indicou a quebra direto, pois assim, já poderíamos encontrar e sanar o problema. Eles me passaram um orçamento de R$ 750,00 para fazer o serviço de quebrar, encontrar o vazamento, sanar o problema e fechar, mas preferi fazer com um pedreiro meu que cobraria um preço menor. Meu pedreiro deu o bolo em mim por 2 vezes. O problema continuou piorando na casa da minha vizinha de baixo e ela falou com a Administradora do Condomínio, cobrando uma solução. Recebi uma carta da Administradora cobrando uma providência de minha unidade, conforme trecho: "...vimos com a presente e sobre o assunto em referência, solicitar providências no sentido de sanar o vazamento, proveniente de vossa unidade (número), o qual está atingindo a unidade abaixo." Na notificação, também dizia "...o prazo para regularização é de 5 (cinco) dias úteis a partir do recebimento desta." Então, cumprindo a notificação da administradora, contratei dentro do prazo a mesma empresa que me cobrou os R$ 750,00 para fazer o serviço e resolver logo a situação. Quebrando a quina da meu chão com a minha parede, não estavam encontrando nenhum vazamento, até que o rapaz acabou fazendo um furo na parede que saiu na casa do meu vizinho da frente, que até então, nem sabíamos que aquela parede era dividida com outra unidade (o prédio é antigo e pela planta não dava para saber). Foi aí que a empresa teve a ideia de tocar na casa desse meu vizinho e pediu para entrar e averiguar. Foi encontrada uma torneira da máquina de lavar mal encaixada e que estava constantemente vazando água (tanto fora da parede, escorrendo pelo azulejo, quanto por dentro; manchas de infiltração por toda parte, enfim...). A empresa me deu um laudo declarando que minha unidade não era causadora do vazamento de minha vizinha de baixo, mas sim, a unidade causadora era a do meu vizinho da frente, do mesmo andar que o meu. Este meu vizinho culpado é a unidade mais inadimplente do condomínio e já está com processo em andamento inclusive. Gastei uma quantia total de R$ 1.080,00 até agora (serviço de caça vazamento + serviço de quebrar e fechar minha parede). Eu falei para a administradora do condomínio me reembolsar e colocar o valor na conta da dívida dessa unidade e o funcionário de lá me afirmou que isso era o certo e que ele iria passar o meu caso pra diretoria. Eu pedi os mesmo 5 dias úteis para receber meu dinheiro de volta. Continuei ligando várias vezes e esse funcionário sempre me dizia que estava com alguém, que só faltava alguém assinar para liberar e até me disse que o reembolso poderia ser feito através de transferência da conta do condomínio para a minha conta. Ontem, completaram 17 dias desde a primeira vez que falei com a Administradora e procurei pelo funcionário para questionar a demora mas ele tinha faltado. Falei com a gerente e ela me disse que tudo o que ele falou não é verdade, que o condomínio não vai me pagar nada. Acredito que a Administradora tem uma grande parcela de culpa nisso tudo, pois ela me enviou aquela notificação AFIRMANDO que o vazamento vinha de minha unidade, me dando aquele prazo de 5 dias úteis para resolução. Gostaria de saber quem vai me pagar por esse prejuízo que eu nem deveria ter tido, no caso da unidade inadimplente não ter condições de me ressarcir.

Imagem de perfil Paula
Condômino(a)


Respostas 1

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?