Conselheiros podem impedir morador de concorrer eleição para síndico?

Olá pessoal, tudo bem?

Alguém poderia por gentileza me dizer se existe alguma lei que legitimiza conselheiros do condomínio de impedir um morador de concorrer eleições para sindico?

Onde moro, a síndica anterior (profissional), renunciou ao cargo antes do término do mandato, com isso, foi estabelecida uma eleição para contratação para o cargo. Acontece que eu e outro morador tinha interesse em concorrer ao cargo, que por sinal, tanto eu quanto ele tínhamos muito apoio em nossas torres. No entanto, os conselheiros buscaram empresas de síndico profissional, fizeram algum tipo de triagem e não deixou, tanto eu quanto o outro proprietário morador de concorrer ao cargo, justificando que eu e ele não tinhamos experiência como as empresas de síndico profissional.

A minha dúvida é, eles podem fazer isso? Foi algo muito restrito, nós moradores proprietários fomos obrigados a votar nas empresas que eles escolheram.

Uma observação, o condomínio é novo (pouco mais de 2 anos), os conselheiros não foram eleitos pelas pessoas, eles foram auto declarados por terem sido os primeiros a entrar no condomínio, e eles continuam como conselheiros desde lá.

Agradeço muito se alguém que entenda bem sobre o assunto puder ajudar.

Imagem de perfil Fabrício