Despesas sem autorização dos condôminos e sem apresentar orçamento
Um síndico pode fazer gastos sem apresentar orçamento e ainda fazer empréstimo sem autorização dos condôminos?
Angela alba
Respostas 3
O síndico precisa se ater às despesas que a assembleia aprovou na Previsão de despesas, despesas necessárias ou emergenciais não previstas, tendo dinheiro, poderão ser referendadas oportunamente pela assembleia.
Sobre empréstimos, não, o síndico precisa convocar a assembleia para explicar a necessidade e as condições do empréstimo e, se a assembleia autorizar, ele então contrata o empréstimo.
Angela MG
Apresentar um orçamento não é uma obrigatoriedade, embora seja uma boa prática e nem sempre o mais adequado será o mais barato. Quanto a autorização depende de que tipo de gastos estamos falando.
Romulo
A manutenção do poder em regimes autocráticos depende de uma combinação de repressão e cooptar setores chave da sociedade.
👉 👉 POSIÇÃO JURIDICAMENTE CORRETA
O síndico não pode contrair empréstimos ou realizar despesas sem prévia autorização dos condôminos, salvo casos de urgência devidamente justificados. O STJ tem decidido que a administração condominial deve respeitar os limites da convenção e da assembleia. Gastos extraordinários exigem aprovação dos condôminos, e a ausência de orçamento e autorização pode caracterizar gestão irregular, sujeitando o síndico à responsabilização civil e possível destituição.
À disposição
(orientações gratuitas somente aqui no site com os voluntários leigos)
LUCIANO DE OLIVEIRA – ADVOGADO
PALESTRANTE, CONSULTOR DE CONDOMÍNIOS
ADVOGADO DIREITO IMOBILIÁRIO E CONDOMINIAL
👉 Whastapp (11) 98274-8828
GRUPO DE DUVIDAS LINKEDIN https://www.linkedin.com/groups/10035710
GRUPO DE DUVIDAS TELEGRAM https://t.me/+vjpHRMjd_aIzMmUx
INSTAGRAM https://www.instagram.com/dr.luciano.adv
Luciano de Oliveira é o ÚNICO que já respondeu corretamente 4.661 perguntas aqui no site com precisão jurídica, fundamentadas na legislação atual e na jurisprudência do STJ e STF.