Dúvidas sobre como destituir síndico.

Olá, moro num condomínio no centro de SP e gostaria de saber a forma correta de proceder para convocar uma assembleia extraordinaria e destituir o síndico. Aqui são 90 unidades, das quais 23 estão inadimplentes. O síndico é corrupto e ninguém faz nada a respeito. Temos indícios de várias inadimplencias dele. As câmeras de acesso ao prédio estão queimadas e o porteiro tem que abrir as cegas e ele não resolve. Tem funcionário da limpeza que cobre hora de almoço sem ganhar dupla função, ele começou um bicicletário e nunca terminou, as vagas de garagem que não tem pra todos são usadas como moeda de troca que ele dá a quem bem entender, ele já deu tiros pro alto a noite nas dependencias do condomínio (nem sabemos se ele tem porte, mas dizem que tem arma - isso é relatos dos porteiros), já vimos saídas de 25 a 30 mil com a descrição de retirada de fundo de caixa para despesas diversas no boleto mensal, ele já colocou um tio dele para morar de graça no apto da zeladoria, ele recebe um salário alto de prestação de serviços sem ser síndico profissional, ele acumula a função de zelador e não faz o serviço, logo o prédio não tem zelador, e ele está com dois apartamentos no prédio que segundo o que ouvimos nos corredores é uma maracutaia dele. Esses aptos estavam devendo muito condomínio e do nada ele começou reformá-los. Um deles as dívidas foram sumindo dos boletos e ele aluga o apto, e outro que está em protesto ele está reformando. Desconfiamos que ele não comprou mas sim invadiu essas unidades e usa para fins próprios ganhando aluguel.

As perguntas são:

  • Quantas pessoas ou procurações precisamos para convocar uma extraordinaria, pedir prestação de contas e destituí-lo? 1/4? Aí seria 1/4 dos 90 ou seria 1/4 dos que podem votar, visto que temos 23 unidades inadimplentes que não tem poder de voto?

  • Aqui é uma máfia, a própria administradora não presta contas de forma correta nos boletos e o advogado trabalha para os interesses do síndico. Sobre os aptos que desconfiamos que tiveram a dívida perdoada e que ele pode ter invadido, como procedemos para saber a situação legal dos imóveis, visto que ambos são heranças que muitas vezes nem tem alguém para reivindicar? Como podemos saber e agir nesse caso? Por que essas unidades deveriam está na justiça e ir a leilao e o valor ser revertido ao condomínio.

  • Como temos relatos que ele anda armado, podemos pedir presença policial no dia dessa reunião de destituição?

  • Podemos na mesma reunião pedir prestação de contas, deliberar sobre a destituição dele e na sequência aprovar uma auditoria e na mesma reunião apresentar a nova chapa e já fazer a votação do novo síndico, sub e Conselho?

Aqui é um caso sério, não sabemos de nada e tudo é feito por baixo dos panos. Desconfiamos até que ele se elegeu com procurações vencidas e não válidas de unidades inadimplentes. Se puderem ajudar nas questões fico muito grato. Obrigado.

Imagem de perfil Mig Mattos
Condômino(a)


Respostas 3

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?