E necessário apresentar projeto de cobertura de vaga de garagem para prefeitura e condomínio?

Sou um dos conselheiros e estou buscando uma informação. Somos um condomínio predial com 31 apartamentos na cidade de Curitiba. Um dos apartamentos está para ser vendido e o comprador só irá comprar se for permitido a cobertura da vaga referente ao imóvel. Aqui temos duas vagas descobertas e 4 semi cobertas, contudo ele seria o primeiro a fazer tal investimento. Já temos aprovado em assembléia o padrão de cobertura, contudo está difícil a comunicação com a prefeitura e não sabemos se será necessário algum projeto e se isso gera algum tipo de imposto. Agradeço a atenção e aguardo um retorno!

Imagem de perfil Rodrigo Lopes de Andrade
Conselheiro(a)


Respostas 7

Bom dia Depende do que foi aprovado em projeto. Ex: se consta todas as vagas cobertas ,ainda que não estejam. Caso conste, não é necessário informar a prefeitura. Outro detalhe é de que tipo de cobertura foi aprovada,se total( bi- lateral) ou apenas superior. Att; Carlos Justo Just & Just instalações de sistemas de prevenção contra incêndio carlosjusto890@gmail.com just11just@hotmail.com 11 97800-8392 whatsapp( apenas msg ou ligação) 11 95390-8645 convencional

Foto de perfilcarlos cesar justo de almeida
Outros

É bem por ai. Se no projeto aprovado pela prefeitura não consta que as vagas serão cobertas é necessário conseguir autorização para que ABSOLUTAMENTE TODAS AS UNIDADES possa efetuar as coberturas. Se apenas essa unidade conseguir a aprovação vocês terão problemas com o próximo que quiser proceder à cobertura porque em condomínio todos podem ou ninguém poderá. O ideal é não se afastarem do projeto original, isso sempre causa encrenca.

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Obrigado Carlos. No caso é uma cobertura em policarbonato fixada numa parede em uma ponta e na outra dispõe de duas colunas em perfilado de alumínio. Isso dentro da área delimitada da vaga. Algo bem simples, mas útil.

Foto de perfilRodrigo Lopes de Andrade
Conselheiro(a)

Rodrigo - você tem que examinar se o projeto inicial e suas modificações estão registrados no cartório (cartório de registro de imóveis). Se as vagas tem a aprovação da Prefeitura com previsão de cobertura é somente executar. Caso contrario tem que ver com um engenheiro a execução do projeto, aprovação junto a Prefeitura e também fazer o registro no cartório. Em condominio tem que respeitar sempre a coletividade.

Foto de perfilJOSE LOPES
Síndico(a) Profissional

Rodrigo, me alinho com as respostas dadas. E acrescento: "Sou um dos conselheiros e estou buscando uma informação. Somos um condomínio predial com 31 apartamentos na cidade de Curitiba. Um dos apartamentos está para ser vendido e o comprador só irá comprar se for permitido a cobertura da vaga referente ao imóvel. " R1 - Entenda que a pretensão de compra não é problema do condomínio e muito menos o condicionante colocado pelo pretendente. "Aqui temos duas vagas descobertas e 4 semi cobertas, contudo ele seria o primeiro a fazer tal investimento. Já temos aprovado em assembléia o padrão de cobertura, contudo está difícil a comunicação com a prefeitura e não sabemos se será necessário algum projeto e se isso gera algum tipo de imposto." R2 - Entendo que se o projeto original do condominio previa cobertura, e foi aprovado assim na prefeitura, basta vocês seguirem o projeto original e partirem para execução. Para evitarem problemas, o indicado é realizar a obra de uma vez, para todas as unidades. Se a decisão do condominio foi de assembleia (com o quórum especial requerido e tudo) e que basta executar, um projeto, este deve ser submetido a um profissional habilitado e que experiente e conhecedor das leis e requerimentos legais deve saber esclarecer se a prefeitura local deve ser consultada ou não. Para uma cobertura de policarbonato, provavelmente não, se ele não afetar a área permeável do solo. E de novo insisto, este tipo de obra só funciona se todos executarem de uma vez, por questões de valorização estética do condominio. Condominio trabalha pela coisa comum. Ou todos podem ou ninguém pode.

Foto de perfilCLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Síndico(a) Profissional

se não consta no projeto inicial tem que informar dependendo qual for a cobertura ( modelo )

Foto de perfilKatia Styllus
Outros

Sim, é necessario projeto na prefeitura e aprovação da assembleia por 2/3. deve haver aumento de iptu

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?