Empresa de Zeladoria sumiu, o que fazer com os funcionários?
A empresa de portaria, limpeza e zeladoria, recebeu o último mês e sumiu com o dinheiro sem pagar os funcionários.
Com isso surgem várias dúvidas.
Eles não pagaram o mês atual dos 10 funcionários, mas todos os direitos anteriores estão em dia.
O que eu e o conselho estamos pensando em fazer e o por quê.
1- Estamos pensando em pagar o mês de salário devido aos funcionários, pelos seguintes motivos:
- Mesmo já sendo pago o valor para a empresa via nota fiscal, sabemos que somos solidariamente responsáveis.
- senão pagarmos, isso irá a processo e fora as indenizações trabalhista teremos que pagar por danos morais devido a falta do pagamento trazer diversos transtorno ao funcionários.
- entendemos que em caso de processos o Juiz irá entender que estamos dispostos a ajudar os funcionários e isso seria abatido do cálculo devido.
- tem também a questão moral, sabemos que eles não tem culpa do ocorrido e são o elo mais fraco e tem o direito de receber pelo trabalho prestado.
2- Iremos contratar uma nova empresa e os funcionários que desejarem serão aceitos nessa nova prestadora, mediante a fazerem por livre e espontânea vontade um pedido de demissão enviado através de carta registrada ao endereço da sede da empresa, foi explicado a cada um funcionario que caso não queira continuar pode abrir um processo jurídico acionando a empresa contratante e que se eles não pagarem os débitos o condomínio deve ser acionado a realizar o pagamento porém quem deve fazer esse fechamento e cálculo será o juiz do trabalho.
Os funcionários que forem adimitos na nova empresa receberá integralmente o 13° salário e suas férias será gozada e devidamente paga em cronograma que será criado.
Essa foi a melhor maneira que pensamos para não prejudicar os funcionários, manter seus empregos e seus direitos.
Agora as dúvidas:
1 - O devo tentar alguma coisa diferente?
2- Como fazer para dar baixa da carteira dos funcionários?
3- Devo ir ao síndicato e explicar e tentar uma homologação?
Por favor me ajudem quero fazer da melhor maneira que não prejudique os funcionários e o condomínio, posteriormente após resolver esse problema irei tentar correr atrás do prejuízo contra o proprietário da empresa safada.