Entupimento de prumada com água retornando

Olá!

Moro no 1º andar e nos últimos meses venho tendo um problema extremamente irritante e difícil de resolver.

Vem sendo frequente o entupimento da prumada do meu bloco que desce para a caixa de gordura, e quando ocorre o entupimento, o primeiro lugar que essa água suja “encontra” é a pia da cozinha do meu apartamento, e sempre que os vizinhos de cima utilizam a torneira, toda a água volta para a minha pia, o que gera um transtorno enorme para mim e minha esposa, que precisamos tirar o sifão e ficar de olho na água que desce para não transbordar e alagar a casa. Moro no condomínio desde abril/2023, e desde abril/2024, já é a 3ª vez que isso acontece. Nas 3 vezes que isso ocorreu, o síndico acionou a empresa que faz hidrojateamento no prédio e tiveram que usar o aparelho diretamente no encanamento do meu apartamento, pois fazendo a partir da caixa de gordura, não solucionou.

O mais revoltante nisso tudo é que toda é que a empresa vem, faz a limpeza, e cerca de dois meses depois a situação se repete. A sorte é que nas outras vezes que ocorreu, estávamos em casa. Se acontecer de novo quando não houver ninguém em casa, o apartamento alaga, e aí quero ver se o condomínio irá arcar com o prejuízo.

Tomamos todo o cuidado do mundo para não despejar restos de gordura ou óleo pela pia da cozinha, porém a falta de cuidado por parte dos demais vizinhos e o encanamento inadequado para esse tipo de instalação feito pela construtora (MRV), faz com que nós “paguemos o pato” quando esse problema acontece. Acredito que não há mais como acionar a construtora pois o prédio foi entregue há mais de 10 anos. Mas é muito estranho que isso só aconteça no primeiro andar do meu bloco, nos demais não há relatos semelhantes, pelo menos não com a mesma frequência.

Como proceder nesse caso para que o problema não se repita mais? Queria evitar a dor de cabeça de um processo contra o condomínio por possíveis danos, porém se não houver uma solução definitiva, será a única alternativa possível.

Imagem de perfil Samuel Cardoso Silva