Esgoto entupido na tubulação de uso comum

Moro em um condomínio de casa em sequência, onde se tem 9 casas. O esgosto aqui é interligado entre as casas e funciona da seguinte maneira: meu esgoto avança para uma caixa no meu quintal e passa para a caixa de esgoto da casa da frente que continua até a caixa do condomínio, portanto o esgoto passa pela minha casa que é a última e avança por uma tubulação de uso comum entre todas as casas até a caixa do condomínio até a rua, porém o esgoto entupiu a frente da minha casa deixando minha caixa de esgoto com água e no passado o condomínio já chamou uma empresa para resolver o problema, porém desta vez o condomínio está dizendo que não pode consertar porque o problema esta na casa dos vizinhos. No passado houve um problema semelhante do outro lado do condomínio e em todas as vezes o condominio contratou uma empresa para a limpeza da tubulação. De quem seria a obrigação de desentupir? Do vizinho em que está obstruido ou do condomínio que possui uma tubulação de uso comum entre todas as casas? Lembrando que não temos opção de uma ligação direta para a caixa do condomínio.

Imagem de perfil Adão Cosmo Correa Lima