Fechar garagem privativa com Cortina de lona
Rodrigo Marques
Respostas 7
Boa noite! Ninguém tem culpa por ter comprado com uma vaga pequena e depois comprou um carro maior que a vaga comporta. Vaga de garagem segue a lei municipal Cód de Obras.
Paulo Rodrigues de Moura
Em vez de acreditar cegamente na sindica, tome um pouco do seu precioso tempo e pesquise voce na prefeitura, na rede, conversando com especialistas e confirmando as alegacoes da sindica. O que usualmente prefeituras proibem e' a diminuicao da area permeavel (a area que permite a agua da chuva de entrar na terra). Fora isso ha codigos de obra, que duvido proibirem adequar tamanho de garagem ao tamanho dos veiculos). O que podem haver sao restricoes da sua convencao ou de um codigo de construcao internos do seu condominio, que voce deve ler e verificar se permitem o desejado por voces ou nao. Quase certo que o que voces desejam altera a "Fachada", a face original do projeto. E neste caso, para realizar as mudancas que querem precisariam pautar a discussao em assembleia e propor as mudancas. Mudanca de Fachada requer aprovacao por quorum qualificado (veja sua convencao) que normalmente e' 100% dos condominos (nao e' dos participantes da assembleia), Mas sua convencao pode falar coisa diferente. Verifique. E por ultimo, se a sindica nao da ouvidos aos condominos, os condominos podem se fazer ouvir, convocando eles uma assembleia para discutir o tema que quiserem. Vide caminho a seguir.
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Aqui em São Paulo existe também o coeficiente máximo de aproveitamento do solo e os construtores costumam edificar todo espaço disponível. E extrapolar esse espaço significa pagar outorga onerosa de uso. No mais, entendo que nesse tipo de obra ou o condomínio se responsabiliza ou a obra não deve ser feita porque a velha história de cada um faz a seu tempo sempre muda a estética e desvaloriza o empreendimento.
Você já percebeu que o/a sindico(a) está errado(a) e provavelmente despreparado(a) para o cargo. Ou o que pode ser ainda pior, com má fé para ocupa-lo. Nestas circunstancias, vocês, condôminos insatisfeitos, devem convocar uma assembleia para questionar essas ações. Siga o roteiro abaixo. Roteiro: Para questionar (e até substituir o Sindico), vocês precisam mobilizar 1/4 dos condôminos (fazendo um abaixo assinado) e (vocês mesmos) convocarem uma assembleia para questionamento dessas ações e decisões. Esta convocacao deve seguir todos os requisitos listados na convenção coletiva (prazos, pauta, modalidade de assembleia, tudo deve estar claro no edital). Leiam a convenção com atenção. Definam no edital os critérios para aceitação de procurações e tratativa de inadimplentes. Os eventuais recursos dessa tarefa (Ex. correios, impressão, contratação de empresa para assembleia remota, etc) deve sair do bolso dos participantes dessa ação e que fique claro que, se ganharem, podem se ressarcir da despesa mediante comprovantes (NFS), mas se não ganharem, será difícil. E nem peçam ajuda do sindico e da Administradora (que segue ordens dele). A convocacao deve chegar para todos os proprietários e esta não e' tarefa fácil, principalmente por que muitos, não residem no condomínio. Se enxergam a possibilidade de ter que substituir o sindico, incluam na pauta da convocação a possibilidade de destituição e eleição de novo sindico. O caminho para a troca de sindico está no vídeo abaixo, mas há dicas de como fazer a convocacao e a assembleia: https://www.youtube.com/watch?v=D8g8BNFobts Siga o link ou copie e cole no seu browser. Se gostou da resposta, clique no campo "resposta útil", abaixo e a esquerda.
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Nas minha férias vou até a prefeitura conversar com alguem, sei que o processo pode demorar meses ou mais, nesse meio tempo gostaria de colocar apenas esse tipo de cortina https://img.irroba.com.br/fit-in/600x600/filters:fill(fff):quality(95)/cobercha/catalog/toldos/toldo-cortina-com-manivela-redutor.jpg isso seria possível ?
Qualquer coisa que afete a fachada precisa de aprovacao unanime de assembleia. Fazer sem te-la previamente e' buscar dor de cabeca. Agora, existem capas automotivas, as quais nao vejo impedimento de uso.
Rodrigo existe um coeficiente máximo de aproveitamento do solo e os construtores costumam usar todo esse coeficiente então talvez haja sim impedimento com a prefeitura. Isso você só vai saber pesquisando. E 1/4 dos condôminos podem convocar a assembleia a qualquer momento. Minha sugestão: verifiquem os empecilhos legais eventualmente existentes em lei municipal e posteriormente chamem a assembleia se a construção for viável. Lembrando que convocar a assembleia exige 1/4 dos condôminos mas aprovar essa obra serão 2/3 dos condôminos. Quanto ao seu carro: por enquanto coloque uma capa nele.
Marisa Marta Sanchez
a minha garagem é 100% de calçada, mas junto a ela (lateral e frente a minha sala) tem um quadrado de 2x2 de jardim, essa parte não será alterada, temos 5 sobrado que possuem uma pequena parte de cobertura, já feita pela construtora, então não existe problema. A sindica se recusa a agendar qualquer tipo de assembleia, já juntamos 2/4 para pedir e nada, ela alterou convenção, regimento interno sem aprovação de 2/3 dos moradores, usou artimanhas para enganar e foi eleita usando procurações de outros proprietários. Hoje só quero por uma cortina de lona Retratil assim resolveria 90% dos meu problemas
A Vaga cabe e sobra espaço para uma Caminhonete Amarok ela fica dentro do espaço meu privativo é a frente do meu sobrado, do lado fica meu jardim e onde o veículo fica é todo de calçada, porém a parte que cobre é pequena, ou eu cubro com lona retratil quando chover forte ou pela manha com sol forte deixo estendida ou faço a cobertura, quando comprei o imovel antigo proprietário informou que estava em discução e que a maioria dos moradores queriam fazer a cobertura, porém a atual gestão se nega a conversar sobre o assunto, mas quer cobrir as garagens na area comum.