O que informar à moradores que alimentam gatos (área comum) causando danos diversos à condôminos?

Existem idosos reclamando que quem alimenta os gatos não retiram às fezes. Existem moradores da área de saúde que estão identificando possibilidades de aparecer doenças nos condôminos. Os gatos sobem nos automóveis dos estacionamentos e arranha alguns veículos. Não temos ninguém para adotar os gatos, mas sempre encontramos que apenas os alimente. Esta situação está se tornando uma dor de cabeça. Agradeço antecipadamente às contribuições das informações.

Imagem de perfil Nadson
Síndico(a)


Respostas 8

Nadson seu RI não fala nada sobre largar lixo em áreas comuns? Comidas e potes são lixo. Multa.

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Imagem de perfil Nadson • Síndico(a)

Não via por esse lado, faz sentido! Mas são comidas e potes em uso, nesse caso a palavra "lixo" talvez não caiba, mas vou reler o RI. É uma solução boa, obrigado!

Imagem de perfil Marisa Marta Sanchez • Síndico(a) Profissional

Então entra como objeto particular largado na área comum.

Imagem de perfil Nadson • Síndico(a)

Poxa, muito boa solução e simples! Agradeço muito! Pretendo emitir antes da multa um documento de advertência, inclusive alertando para o problema de uma condômina de idade avançada. Vou ver no estatuto do Idoso se tem algum artigo que reforce a necessidade de não colocar aqueles objetos na área comum. Não entendo. Coloca comida mas não assume o animal. Agradeço os esclarecimentos, Marisa.

Nadson, basta você pedir que ninguem do condomínio os alimente ou até mesmo declinar sobre o assunto em assembleia e depois chamando a zoonose.

Foto de perfilEliasar Pereira Eduardo
Condômino(a)

Imagem de perfil Nadson • Síndico(a)

Sim, já tivemos uma assembleia, mas não foi pauta específica e sim um informe. Por isso e estamos estudando melhor o caso. Essas informações estão me ajudando. Pretendo fazer outra convocação. A dica da zoonose com a prefeitura também cabe no caso, já anotei aqui. Obrigado, Eliasar!

Nadson, Boa tarde, Ao contrario das opiniões leigas, recomendo contratar um advogado para tomar as medidas previstas no CÓDIGO CIVIL, CÓDIGO AMBIENTAL E nas recentes decisões do Tribunal de Justiça do Estado de e do Superior Tribunal de Justica em casos exatamente iguais a esse, com todo respeito às respostas não-jurídicas em contrário. Entre em contato pelo whastapp para maiores esclarecimentos, LUCIANO DE OLIVEIRA ADVOGADO, palestrante, Especialista em Direito Imobiliário e Condominial Coach em administração de condomínios e síndico profissional WHASTAPP (11) 99398-4151 https://www.instagram.com/luc008/

Foto de perfilLUCIANO DE OLIVEIRA
Síndico(a) Profissional

Boa tarde! Quem alimenta pode ser responsável.

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Nadson - você tem que ver o que consta do Regulamento Interno e tomar as medidas lá existentes. Não tendo, você deve passar um comunicado geral esclarecendo que tem recebido reclamações (mande que está reclamando anotar no livro de ocorrências) referente a alimentação de animais estranhos ao condominio dentro das áreas comuns e que as sujeiras estão prejudicando o ambiente. Não havendo observância as orientações, advertências.

Foto de perfilJOSE LOPES
Síndico(a) Profissional

Boa tarde Nadson. Tive um problema um pouco parecido com esse em relação a cachorros e gatos de propriedade dos condôminos. Meu regulamento interno é claro sobre a circulação de animais nas dependências das áreas comuns do edifício. E acredito que 99% dos condomínios também proíbem tal prática. Fiz uma reunião informal, mostrei o regulamento interno, falei da sujeira que esses animais trazem às áreas comuns e foi bem aceito nessa reunião. O problema cessou em 100%. Em relação a gatos, hoje temos um gato que aparece no condomínio de forma esporádica, e já vi alimentos deixados por alguns nas áreas comuns. Vou atuar se isso persistir, lembrando a todos sobre os riscos inerentes a essa questão. Se precisar de ajuda pode me chamar no whatsapp.

Foto de perfilEduardo Teijy de Lima Augusto
Síndico(a) Profissional

Realmente que alimenta responde.

Foto de perfilPessoa bloqueada

A pratica é danosa aos moradores, então, cabe a aplicação de multa a quem os alimenta.

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?