Passear com caos em área comum!

Em meu condomínio foi aprovado que não poderá passear com os animais na área comum, o passeio e necessidades tem que ser feito na rua e caso o animal faça sua necessidade no caminho até a portaria que o dono pegue…porém o condomínio e grande e uma moradora disse q isso vai contra o direito de ir e vir e que ela não teria que ir pra rua com o cão dela, mesmo a assembleia tendo aprovado! Pergunta e essa proibição vai contra a lei? Pode se ter o animal pode se entrar e sair nada disso foi proibido o que a maioria não quer e o passeio é o que gerava muita necessidade espalhada pelas áreas comuns não só o coco mais o xixi que já estava dando cheiro. Então proibir o passeio feri a lei?

Imagem de perfil WESLEY LOPES FERREIRA
Síndico(a)


Respostas 4

Entendo que a norma é legítima. Não se pode proibir o percurso apê/rua/apê mas é possível exigir a higienização imediata das cacas que os animais fizerem nas áreas comuns. Não basta coletar o cocô, é preciso higienizar a área. Alguns condomínios inclusive disponibilizam material de limpeza para isso.

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Agradeço pelo seu tempo, me ajudou muito!

Weley  não se deixe enganar por questionamentos de condôminos e ninguém está impedindo o direito dela ir e vir, apenas padronizando uma norma, proibindo a permanência dos cães em área comuns do seu condomínio o que é perfeitamente possível.  Circulação do animal apto rua e rua apto  este tipo de proibição não pode existir, mas pode-se proibir que o animal circule com seu dono ou só pelas áreas comuns do condomínio. Tire uma cópia da decisão abaixo e passe para esta condômina. 0k

Clique para abrir. 0k  

 

https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-rj/1543651729

Foto de perfilGeraldo Majella da Silva
Condômino(a)

Super agradeço, essa decisão vai com certeza acabar com o assunto. Muito obrigado

Wesley,

Essa proibição de moradores não poderem passear com seus pets nas áreas comuns do condomínio é perfeitamente legítima e ocorre na grande maioria dos condomínios.

Porque? os cães não tem controle sobre suas necessidades fisiológicas e se, deixar, o condomínio fica exalando um mau cheiro do xixi e o cocô também. Crianças podem pisar nas fezes e isso se espalha pelo condomínio. É super desagradável esse tipo de situação e o dono tem mesmo é que pegar as fezes do seu animal.

Foto de perfilMaria Telma Falcão de Carvalho
Síndico(a) Profissional

Ótimas palavras e bem colocado, esse e o principal problema a sujeira… pois aí depende do ser humano que nem sempre tem bom senso.

Essa moradora está blefando e o direito de ir e vir, não se aplica ao caso em tela.

Foto de perfilPessoa bloqueada

Também tinha essa essa posição e agora afirmo ela com certeza obrigado.

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?