Portaria Virtual
Moro num condomínio construído nos anos 70, 10 andares, 40 apartamentos, na época tinha pouca estrutura, a uns anos atrás vieram com papo de instalar portaria virtual, como a maioria são pessoas idosas, e que estão sempre precisando de algum funcionário, a maioria não aprovou o projeto, só que uns meses atrás tendo um apartamento para vender, uns moradores novos que adquiriram, e numa reunião no mês passado, falaram para colocar portaria virtual, mandar todos os funcionários embora, no total de (5), que o valor do condomínio baixaria, só que a maioria não quer, e esses moradores estão chamando empresas para dar orçamento e entrando no condomínio sem autorização da síndica, ou seja estão querendo passar por cima da situação, e fazendo grupinhos tentando convencer moradores que o valor condomínio vai baixar, esses condôminos podem agir dessa maneira ?
Sergio Moreno Garcia
Respostas 6
Essa mudança deve ser aprovada em assembleia e como vc mesmo diz a maioria não quer. Portanto, não será aprovado.
Deu a entender que o síndico tbm não quer. Se sim, ele pode dificultar não convocando assembleia e deixando que 1/4 dos condôminos a convoquem dentro das regras legais.
Ocorrendo a assembleia e a maioria aprovando, valerá!
André Zambenedetti
Pelo que entendi foi vendido apenas 1 apto. ou mais? Se foi apenas 1 ainda tem 39 aptos. para decidir.
E a síndica, não faz nada? O que ela pensa a respeito?
Esse tipo de mudança requer uma assembleia para aprovação ou não.
Na verdade a portaria virtual reduz muito o valor da cota condominial mas antes de implantá-la tem o ônus das demissões que, dependendo do tempo que os funcionários estão trabalhando nesse condomíniol, pagarão um valor considerável pelas demissões..
Além disso, se tem muitas pessoas idosas elas precisam realmente de funcionários então tem que pensar na maioria.
Se você é contra, antes que esse pessoal novo decida, trabalhe nesse sentido. Pegue procuração desse pessoal que é contra a instalação de portaria virtual e quando a síndica mandar a convocação.
Também cabe à síndica proibir a entrada dessas empresas que vão fazer orçamentos.
Maria Telma Falcão de Carvalho
Entendo que essas pessoas que vão fazer orçamentos adentram no condomínio sob a responsabilidade e na companhia de um condômino? Se sim, e desde que não estejam acessando áreas usualmente permitidas apenas à administração do condomínio, eu não vejo problema em que os orçamentos sejam feitos. E não vejo como o síndico poderia evitar isso.
E também não vejo como “grupinhos” o fato dessas pessoas buscarem apoio para suas pretensões; são livres inclusive para, juntando-se 1/4 dos condôminos, chamarem a assembleia. Maioria decide.
E explique melhor a parte do “são pessoas idosas, e que estão sempre precisando de algum funcionário…” Exatamente para o quê essas pessoas precisam de funcionários? Espero que nenhum funcionário esteja prestando serviços particulares a condôminos ou o condomínio vai se haver com um tremendo passivo trabalhista.
Marisa Marta Sanchez
Vcs estão em SP?
Veja a Convenção da categoria deste ano, a partir de agora, a demissão dos funcionários para a implantação da Portaria Virtual implica em indenização adicional de 10 (dez) pisos salariais a cada funcionário demitido, além das verbas indenizatórias normais.
Ou seja, a despesa para essa implantação aumentou e muito.
Por exemplo, o Piso de portaria está em R$1.874,44, ou seja, cada porteiro receberá além das suas verbas rescisórias, o valor de R$18.744,40 a título de Indenização Adicional, que deve ser paga no mesmo prazo das demais verbas, ou seja em até 10 dias corridos.
E ainda, portaria virtual precisa de assembleia, eu nunca aconselho a ter maioria simples e nem 2/3 exatos de condôminos aprovando, sempre oriento que seja 90% ou mais dos condôminos aprovando, pois essa implantação altera demais a vida dos moradores.
Por fim, morador recebe quem ele quiser em sua casa, podendo inclusive ser prestador de serviço que fará alguma cotação para algo para o condomínio, síndico não pode barrar um “convidado” do morador.
Angela MG
Não é tão simples colocar portaria virtual. Esse papo de redução de custos, na maioria das vezes, é considerado como ponto principal, mas com o tempo mostra que não era!
Pessoa bloqueada
Vc tem absoluta razão e o perfil dos condomínios estão mudando pois há muitos idosos morando em condomínios. Os síndicos precisam ter muito cuidado, pois esse perfil de condôminos precisam de atenção, vigilância, acolhimento, facilidades e funcionários treinados. Entendo que portaria para esse perfil de condôminos, ainda que custe caro não é o ideal. Tbm não restam duvidas que, condomínios com poucas unidades a tendência e com o passar dos anos é se tornar caro cota devido ter poucas unidades para ratear as despesas. Enfim, condomínio vale sempre a decisão é pelo voto mas vc disse que a maioria não quer a portaria, vai dá tudo certo.
Você disse tudo Valmir: os condomínios, como o Brasil, tem cada vez mais idosos e melhor ainda como você o disse, precisam de atenção, vigilância, “acolhimento” (adorei!), facilidades.
Existe no mercado pessoas que atendem pessoas com essas necessidades e que não precisariam, necessariamente, serem admitidas pelo condomínio. Só que precisam ter dinheiro para pagar esses benefícios. Para quem pode pagar, é um benefício muito grande.
É esse tipo de atenção que os idosos precisam. O valor sai por volta de 1.500,00 a 4.500,00.
O que é um concierge de idosos?
O Concierge é um profissional capacitado para auxiliar a pessoa madura em atividades pontuais. Serviços de assistência e acompanhamento, personalizado e humanizado, para os Maduros 50+ funcionais, em atividades do cotidiano, lazer, entretenimento, bem-estar e saúde.”
Inclusive levar o idoso para consultas, exames, teatro, cinema, etc……
Há um tempo atrás eu li isso em algum meio de comunicação e achei super interessante!