Posso cobrar uma taxa de limpeza correspondente ao dia deles?
Sou Síndica em um condomínio de 6 apartamentos. Pagamos uma taxa de condomínio de R$ 80,00, porém apenas 3 moradores pagam condomínio atualmente. Um apartamento é da construtora, um é de um investidor e apenas quatro moram pessoas mesmo.
A antiga síndica abandonou o cargo deixando muitas dívidas. Ela recebia as contribuições de condominio e não realizava nada, sequer pagava as contas. Ficou assim por dois anos.
Quando assumi a um mês e meio atrás dei andamento a algumas coisas como: instalação de lixeira, reforma no estacionamento, colocação de lâmpada de LED em todo o condomínio, instalação de sensores de luz automática com fotocélula em todo condomínio, registro do imóvel (embora a antiga síndica e seu marido fossem contadores não fizeram isso), pagamentos de dívidas de água e luz atrasadas e negociação de dívidas com a antiga construtora (época em que eu nem morava lá), religamento da água que a antiga síndica havia deixado cortar faz uns dois anos, cobrança de condomínios atrasados da antiga construtora (pagos com sucesso) e formação de uma escala de limpeza.
A escala de limpeza foi decidida em assembleia pelos moradores que participavam (três) para poupar gastos, já que temos muitas dívidas. Cada morador faz a limpeza das áreas comuns uma vez por semana. O problema é que a antiga Síndica e seu marido nunca participam das assembleias e se recusam a cumprir a escala de limpeza (mesmo tendo uma secretária em casa). Eles disseram que é para contratar uma pessoa e pagar com o dinheiro do condomínio (que já é pouco e está no limite). Outros moradores se revezam no dia da limpeza deles para o prédio não ficar sujo. Fora que eles são muito difíceis de convivência e passam derramando coisas por todas as áreas comuns e não limpam. Isso tem gerado uma situação desconfortável para todos nós. Já chamei-os para conversar muitas vezes, porém se recusam a cumprir o que foi decidido em assembleia. Eles também enrolam para pagar o codomínio e acho que este mês não vão nem pagar!