Posso reclamar do barulho que uma criaça faz no andar de cima?

A vizinha do andar de cima tem um filho de aproximadamente 2 anos e meio, que pelo fato de ser criança, tem bastante energia e naturalmente acaba fazendo bastante barulho enquanto brinca.


Há cerca de 6 meses o barulho dele correndo e brincando pela casa, começou a incomodar. Reclamei uma primeira vez e a vizinha disse que não tinha muito o que fazer, já que era muito pequeno e o filho não conseguia entender as coisas ainda, fora que era natural da criaça e fazia parte do desenvolvimento dela. Nesse momento passei a entender o lado da mãe e tolerar os barulhos do filho correndo pelo apartamento.(o prédio é péssimo de isolamento… consigo escutar vassoura varrendo e celular vibrando).

Na medida que ele tá crescendo o barulho tem se intensificado cada vez mais e tem sido cada vez mais difícil ter paz para descansar no apartamento ou fazer qualquer atividade que exija concentração (estudar ou simplemente descansar na sala), enquanto ele está acordado e brincando, mesmo assim evito reclamar e vou para o meu quarto onde o barulho é menor.

No último domingo de páscoa, a criança estava com todo o gás e estava fazendo barulho como nunca tinha feito antes. Foi o maior período de barulho que já escutei… foi algo em torno 5 horas sem parar. Acho que tinha visita no apartamento e deixou a criança agitada. No momento quando escutei um barulho, que parecia algum móvel sendo arrastando com a criança dentro(não tenho como ver, mas o barulho parecia isso e deu pra perceber adultos incentivando a brincadeira).. Nesse momento interfonei e pedi para diminuir um pouco mais o barulho pois estava incomodando bastante.

Em seguida, recebi um textão no WhatsApp da mãe pedindo desculpas pelo barulho mas que o filho recebeu o diagnóstico de TDAH e está sendo investigado TEA(ainda não comprovado). Falou que faz de tudo para não incomodar, mas diante do diagnóstico, vai acontecer de ter barulhos nos horários considerados normais como no domingo a tarde.

Respondi pra ela que tenho sido tolerante todo esse tempo, tanto que não reclamei todos os dias(só reclamei duas ou tres vezes nesses últimos 6 meses de barulho diário).. falei que tenho reclamado apenas quando o barulho está insuportável, mas que mesmo assim tava cada dia mais difícil de estudar ou fazer qualquer atividade que exija concentração.

Em resumo, ela me respondeu novamente que também tem escutado muito barulho dos outros vizinhos… fumaça de cigarro e falou que era o preço de morar em apartamento. Falou que no meu caso, por morar no térreo era o pior caso, que além dos barulhos de cima… tinha que conviver com o barulho do hall, elevador, carrinho de compras e todos os ruídos dos andares de cima chegarem até o térreio.. e falou que são escolhas de cada um. Disse que o único barulho que vem do apartamento dela se trata de uma criança que tem TDAH que brinca, corre, grita e pula dentro de um horário aceitável das 8h as 20h.

Em resumo estou passando por isso, a criança começa a correr geralmente as 7h da manhã e as vezes escuto as 22h também… Não gostei quando ela falou que foi escolha minha morar no térreo (Todos sabem que podem as vezes não temos opção, por conta do valor do apartamento sair mais baixo). Minha intenção nunca foi reclamar no condomínio sobre o barulho(nunca fiz) ou colocar na justiça por pertubação de sossego… ainda mais sabendo da condição do filho que possui TDAH. O que mais me incomoda, é todas as vezes que reclamei (2 ou 3) ela pede desculpas mas finaliza a mensagem que não tem o que fazer e que minha reclamação não faz sentido, pois segundo ela, o filho faz barulho dentro de um horário aceitável. Minha única intenção sempre que falei com ela, foi pedir para ela tentar minimizar quando o barulho extrapola… como no caso do último domingo. Depois que ela mandou a última mensagem, ela me bloqueou no WhatsApp.

Enfim… me incomoda bastante ter uma vizinha que não tolera quando alguém pede pra tentar diminuir o barulho… Será que minha única opção é conviver com essa situação? não tenho condições de me mudar no momento e ela por ter me bloqueado, parece que não vou conseguir mais conversar com ela e contar com o bom senso. Isso tem tirado tanto a minha paz… de ficar com dor de cabeça com o barulho… a da minha esposa também… que vive lendo livros… tá cada dia mais difícil ter paz por aqui. Qual o conselho de vocês? o que posso fazer?

Imagem de perfil Lauremberg Santos
Condômino(a)


Respostas 3

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?