Prédio pequeno c/3 andares e 5 apartamentos s/condomínio no Rio de Janeiro, poderiam me orientar?

Prezados,

Trata-se do caso de um prédio pequeno de 3 andares com 5 apartamentos, em que alguns moradores sequer estão morando lá ou há apartamento sendo ocupado por gente que sequer é proprietária ou então que o apartamento está vazio.

No passado, não era assim, rolava um condomínio informal com pagamento de taxas e limpeza, mas a pessoa que administrava não fazia as coisas direito. Passou para o modelo de divisão de contas, só que essa pessoa e outras resolveram não pagar ou pagar quanto queriam. Resultado: água cortada, limpeza comprometida, iluminação também, manutenção em geral.

Recentemente houve um pequeno entendimento e a água voltou a ser fornecida.

O prédio está precisando de reformas, não tem condomínio, não foi feita vistoria predial, não tem extintor de incêndio. O custo seria muito elevado para criar condomínio oficial, fazer vistoria predial, instalar pelo menos um extintor de incêndio? Poderiam estimar? E o que precisaria? Por onde começar? Ou que não tenha condomínio oficial, mas e sobre os outros detalhes?

Esse apartamento é da minha família, estava há venda há anos mas nunca se conseguiu vender, então comecei a gastar nele com obra pra morar lá com minha namorada/esposa, mas estou preocupado com isso. Estando tudo ok lá, o custo seria baixo, a questão são esses pontos. Gostaria de uma orientação mais detalhada e aprofundada.

Imagem de perfil Victor Faria
Outros


Respostas 2

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?