Quais medidas tomar com síndico que não cumpre decisão de assembleia?

Gostaria de saber quais medidas podem ser tomadas contra síndico que não cumpre decisão aprovada em assembleia para que haja individualização do gás das unidades do condomínio. O síndico fez um vídeo informando que adiou a pedido de um "grupo de moradores", mas se recusa a prestar esclarecimentos de quem foram os moradores que pediram o adiamento, se eram maioria absoluta do condomínio, o porque não colocou o adiamento em pauta de assembleia e também informa que a empresa que iria executar o serviço declinou, mas se recusa a apresentar provas e informar qual foi a empresa, demonstrando falta de transparência. Existe alguma medida extrajudicial formal como condômino que posso adotar para cobrar por escrito o síndico, além dos e-mails respondidos de forma evasiva e/ou não respondidos?

Imagem de perfil TIAGO