Qual a forma de dividir o pagamento do AVCB misto?
Olá prezados, tudo bem com vocês?
O prédio que administro tem lojas nas laterais e apartamentos a partir do 1º andar. Embaixo temos apenas o hall de entrada e 2 andares com 2 apartamentos residenciais por andar. As lojas possuem entradas e ligações de água, luz, internet, todas independentes e são de apenas 1 único dono.
Quando faço a cotação para renovação do AVCB, verifico que por se tratar de um prédio misto, o custo do documento sobe drasticamente, algo em torno de 800%. Atualmente uma das lojas trocou de locatário e ele instalou um pizzaria, nós ainda não tínhamos loja desse tipo. Acredito que o valor do AVCB vai aumentar ainda mais.
O dono das lojas divide o valor do AVCB por 3 (térreo, 1º andar e 2º andar) e paga 1/3 do valor total, independente de quantas lojas ele tem.
Acredito que essa divisão é injusta! Se eu pagar 200,00 por exemplo, num prédio apenas residencial, aqui o valor sobe para R$1.000,00 por ser prédio misto e o dono das lojas arca com apenas R$333,33.
Gostaria de saber qual é a forma justa de divisão do custo do AVCB e de outros produtos como para-raios do prédio...? Além disso gostaria de saber - Como efetivamente obrigar o dono das lojas a cumprir com o pagamento do seu quinhão? Já que não posso me negar a tirar o AVCB.
Agradeço a todos.