Qual o melhor banco para o condomínio?
Luciano Lopes
Respostas 8
Depende da praça. Normalmente as Cooperativas oferecem um serviço mais personalizado e barato para condomínios. Tente o Sicoob por exemplo.
Pessoa bloqueada
Qual o melhor banco vai depender do perfil do condomínio. Veja matéria abaixo sobre cooperativas. https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/cooperativacredito
Marisa Marta Sanchez
Obrigado, vou analisar esse Sicoob
Banco bom não existe, mas sendo um mal necessário, opta-se pelo menos ruim; na minha opinião, o Itaú. Existem bancos digitais, mas é preciso cuidado com a solidez dessas instituições.
Luiz Leitão da Cunha
Estou pensando nesse Banco que o próprio site aqui faz propaganda, o Condoconta, é digital, porém parece ser bom.
Interessante Luís que minha experiência com o Itaú foi terrível. Alguns anos atrás o Itaú fez o possível para que os condomínios fechassem suas contas. Agora parecem que se arrependeram e estão tentando recuperar clientes. Mas aqui mesmo no fórum tivemos casos em que a orientação do Itaú era bloquear a conta do condomínio até que o novo síndico apresentasse cópia atualizada da convenção; como se convenção fosse uma coisa que se atualiza todos os dias. Até concordaria mediante aviso prévio, mas pegaram os clientes de surpresa.
Bom dia! Os tradicionais Bradesco/ Itaú. Detalhe só indo até a agência falar com o gerente.
Paulo Rodrigues de Moura
Luciano, Sendo que o dinheiro que gerencia nao e' seu e que voce presta contas, tem responsabilidade sobre ele, a questao do custo vem depois da questao da seguranca e solidez da instituicao bancaria. Como sindico, eu nao consideraria trabalhar com outros bancos que nao seja os tres principais privados no pais (Itau, Bradesco e Santander). Os tres tem divisoes com dedicacao exclusiva para condominios, tentando facilitar as coisas. Desconheco se CF e BB tem tratamento diferenciado para esse segmento. Ate onde sei, nao tem! Dentre os tres, dai vai da distancia da agencia (mas no itau por exemplo, minha agencia e' virtual e qualquer agencia fisica me atende, se precisar), do custo das taxas e da proximidade com o gerente (proatividade, simpatia, atencao, disponibilidade). A seguranca e' primordial e dificilmente uma instituicao dessas vai "sumir" com o patrimonio do condominio....
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
O impacto das despesas tem muito a ver com tarifas bancarias. Eu não pagaria mais caro só pelo nome do Banco. Dificilmente um condomínio pequeno teria mais de R$250.000,00 depositado em um banco e até ai o FGC garante em caso de quebra. Você administra vários condomínios então a somatória deles pode ser interessante ao banco, que não dará o mesmo atendimento a um condomínio pequeno. Bancos Virtuais atendem com segurança às necessidades de condomínios sem tantos recursos, a um custo bem mais baixo.
Cabe a cada sindico avaliar o custo (risco) x beneficio do seu condominio.
CLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Claro, enquanto a assembleia não se opuser. Eu verifico cada centavo; se posso pagar o custo de um PIX não farei uma transferência, se posso pagar tarifa mais baixa não pago a cara. Com o mesmo risco zero é negócio né? Talvez porque eu sempre trabalhei em mercado financeiro gerenciando grandes contas, que fazem questão de cada real que possam economizar.
Obrigado pela dica!