QUEREM FAZER UMA AREA PET/LAZER EM FRENTE A JANELA DO MEU QUARTO

Moro em um condomínio pequeno de 30 aptos com 35m² cada O espaço que temos no local é bem pequeno e o isolamento acústico é péssimo. Estao querendo transformar um pequeno jardim que fica em frente ao relógio de água e luz (QUE FICA EM FRENTE A JANELA DO MEU QUARTO) em uma área pet/lazer. Quando comprei o apto, não estava previsto esse espaço pet no projeto, até pq lá não tem espaço para isso. Já colocaram isso até na pauta da próxima assembléia. Isso pode? Acredito que não pode ser tão fácil assim uma vez que o condomínio é MUITO pequeno e não tem área pra nada e eles iam desfazer um pequeno jardim em FRENTE AOS RELOGIOS DE LUZ E ÁGUA para tornar isso "viavel". E o mesmo ficaria em frente a minha porta de entrada e embaixo da janela do meu quarto.

Imagem de perfil Ariélly Matheus Calil
Condômino(a)


Respostas 5

Não pode!!!!! Se voce não quiser, não pode!!!!! Se for aprovada esta proposta, acione a justiça imediatamente, antes da execução de qualquer obra, com base no que diz o C. Civil: Art. 1.342. A realização de obras, em partes comuns, em acréscimo às já existentes, a fim de lhes facilitar ou aumentar a utilização, depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos, não sendo permitidas construções, nas partes comuns, suscetíveis de prejudicar a utilização, por qualquer dos condôminos, das partes próprias, ou comuns. Com base nesse artigo, voce seria a pessoa prejudicada.

Foto de perfilCLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Síndico(a) Profissional

Imagem de perfil Ariélly Matheus Calil • Condômino(a)

Muito obrigada, estou tentando verificar o que posso fazer. Principalmente caso for adiante isso e aprovado em assembleia, vou ter que entrar na justiça contra o condominio. Sua resposta foi bastante esclarecedora.

Imagem de perfil Ariélly Matheus Calil • Condômino(a)

Muito obrigada, estou tentando verificar o que posso fazer. Principalmente caso for adiante isso e aprovado em assembleia, vou ter que entrar na justiça contra o condominio. Sua resposta foi bastante esclarecedora.

Sigo com o Claudio e alerto que o direito não socorre quem dorme. Outro alerta: principalmente num espaço tão pequeno 99% de chance que esse jardim tem que ser mantido como área permeável.

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Imagem de perfil Ariélly Matheus Calil • Condômino(a)

Justamente, não terei mais paz dentro do meu próprio apartamento caso seja aprovado. Obrigada pela dica... sabe me dizer onde posso verificar sobre isso?

Ariélly tenho quase certeza que este pequeno jardim faz parte da área permeável do terreno onde esta construído o seu condomínio, portanto, não poderá ser desfeito. 0k Para o seu conhecimento e estas áreas são intocáveis. A área permeável (em m²) consiste em toda parte do terreno que não possui revestimento de piso, permitindo que a água da chuva penetre no solo. Para efeito do desconto no IPTU, só podem ser consideradas as áreas permeáveis que estiverem revestidas com vegetação (grama, arbustos ou árvores). O condomínio insistindo, denuncie a impermeabilização do solo na Prefeitura local e acione o condomínio na Justiça. Podendo usar Juntas de Conciliação ou Juizado Especial onde você não paga Advogados. 0k

Foto de perfilGeraldo Majella da Silva
Condômino(a)

Já que ainda estão na fase do "estão querendo", vá preparada à assembleia e exponha a argumentação do colega Claudio, já avisando que se houver aprovação você irá ajuizar ação de obrigação de não fazer contra o condominio no juizado especial civel, com pedido de tutela de urgencia, haja vista a dificuldade de desfazer essa obra.

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

Cara Arielly, tenho um entendimento um pouco diferente. Quanto ao quórum mínimo de 2/3 está correto pela alteração de destinação de área. Agora, precisa ver direitinho o que de fato te atrapalha. Por ser um jardim, vc não utiliza esse espaço para nada (a não ser pela admiração). Então não atrapalha a "sua utilização". Talvez vc esteja prevendo o barulho, o cheiro, os pets, enfim. Nesse caso, acho difícil um juiz concordar com a sua demanda. Mas processar é sempre um caminho. Consulte um advogado para ter mais clareza nesse caso.

Foto de perfilSergio Simao
Síndico(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error