Nosso condomínio é misto e possui uma marquise que cobre a entrada do prédio e de 4 lojas comerciais.
Sobre essa marquise tem uma laje de uso exclusivo de 2 apartamentos (22 e 24), uma vez que o acesso só é possível por dentro desses apartamentos. A manutenção rotineira de limpeza, troca de piso e rejunte sempre foi feita por esses 2 proprietários.
Agora,quando chove, está tendo uma infiltração nas 4 lojas e os profissionais que contatamos dizem que o problema é da manta que tem validade máxima de 20 anos e a nossa já tem 40 anos.
Essa manta fica entre as 2 lajes, por cima tem o contra piso e só depois o piso.
Nossas perguntas são:
1) Quem deverá pagar essa obra -condomínio ou os 2 proprietários?
2) No caso de ser o condomínio, os proprietários das lojas também deverão contribuir, uma vez que é parte da construção da edificação?
3) O condomínio será obrigado a repor o piso ou isso será por conta dos 2 proprietários? (Originalmente era somente contrapiso e os 2 proprietários, para facilitar a limpeza e embelezar, colocaram por conta própria o piso atual).
Na escritura desse apartamento não fala nada sobre essa área e a fração ideal é igual a dos demais.
Na convenção faz referência à essa área como ... sendo que os apartamentos de nrs 22 e 24, exclusivamente, tem direito ao uso de um terraço de 4,00 m de comprimento, por 11,00 m de largura e que corresponde à laje de cobertura das lojas e da entrada do edifício...
Teremos assembleia em breve e esse assunto já está fervendo.
Grata pela atenção e ajuda
Beth (Síndica)
Condomínio Edifício Frieda
99189-5429
50174587