Recebi informação de um participante que responde aos usuários do fórum e com quem tenho apreendido muito aqui no fórum a exemplo de outros usuários, face as boas respostas técnicas, didáticas, coerentes e precisas, me privando de positiva-lo nas suas respostas no fórum a pedido de pessoa do próprio espaço.
Fiquei surpresa e quero registrar minha indignação quanto a isso e dizer que é inadmissível e fora de propósito, não é possível que em pleno Estado Democrático de Direito, cujo texto constitucional assegura (artigo 5º, inciso IV: "é livre a manifestação do ...) ter que me curvar diante de um pedido desses.
Não por isso, fui consultar como usuário do espaço o “REGULAMENTO DE USO” do próprio canal para não cometer erros ou ferir as regras e nos seguintes itens, estabelece:
“23. SISTEMA DE PONTUAÇÃO E AVALIAÇÃO: Qualquer usuário cadastrado poderá utilizar o sistema de pontuação e avaliação para melhor auxiliar a dinâmica e o crescimento do Portal SíndicoNet.
23.1 No canal Tira Dúvidas, o usuário poderá pontuar e avaliar toda a pergunta ou resposta apresentada com positivos (+) ou negativos (-), sendo apresentado ao usuário leitor a avaliação acumulada das avaliações. ”
Após essa consulta, fiquei mais surpresa ainda, não há absolutamente nada que sustente o pedido declinado.
Como podem impor restrição de quantos sejam ou quais sejam, os usuários de positivá-los esse ou aquele participante do fórum? Onde fica o meu direito à livre manifestação? Onde está o crime nisso? Onde foi burlado a regra e/ou o regulamento? É possível isso? Se há outros participantes do fórum que postam respostas e não recebem idêntica positivação, é uma questão pessoal e de livre arbítrio de cada usuário positivar ou não, aliás, esse pedido restringe o direito e a opção da livre escolha, afinal é direito meu, independentemente de ler ou não outras respostas dos outros participantes, de positivar quem bem eu e outros usuários quiserem no canal, assim como é no face book, Instagram, twitter... etc.
O espaço deveria agradecer por ter pessoas com vasta experiência pratica na administração e parte operacional de grandes condomínios, no nível do participante que me ligou, aliás, que perde horas do seu tempo a exemplos de outros, para responder a perguntas de pessoas que não se identificam no portal e por aí se vai. Essa questão é que o portal deveria se preocupar e ajustar, para manter o nível do fórum e não com as pessoas que tem a opção legitima de positivar esse ou aquele membro participante do fórum.
Por essas e outras, percebi que muitos participantes do fórum (Maria Telma, Angela Merici, Jussara, Tatiana Corovtchenco...) com vasto conhecimento em administração de condomínios e que agregam valor ao fórum, se afastaram e quem sai perdendo é o próprio fórum e todos os usuários que buscam a informação daqueles que de fato, possuem conhecimento técnico, experiência e vivencia na administração de condomínios.
Fica meu registro, não quero ser prejudicada e nem prejudicar ninguém, alias, a despeito do espaço ser privado, cujas regras são de adesão e por questão pessoal, deixo de participar, ler, acompanhar, ou recomendar este espaço a outras pessoas.