Sou obrigada a quebrar o teto do apartamento porque o vizinho quer reformar o banheiro dele?

Prezados,

Minha mãe e eu temos um apartamento em outra cidade, utilizado para descanso, quando vamos à praia. Fica em um prédio antigo, construído entre 1980 e 1982. O vizinho de cima deseja fazer uma reforma hidráulica em seu banheiro e nos pediu autorização. Não se trata de vazamento, apenas de modernização do imóvel, comprado recentemente (já havia sido reformado há menos de cinco anos pelo proprietário anterior).

Gostaria de saber se somos obrigadas a autorizar a entrada dos encanadores e pedreiros. Apesar de não residirmos no local, foi nosso lar por muitos anos e temos objetos de valor financeiro e afetivo que não queremos deixar aos cuidados de terceiros, visto que moramos em outro estado, minha mãe é idosa e não pode ficar sozinha no imóvel, por ter dificuldade de locomoção, e eu trabalho, não podendo tirar férias para realizar o mero desejo de um vizinho de ter banheiro mais moderno (o que seria injusto comigo).

Sou engenheira, embora não civil, e vejo isso como uma transferência do incômodo de quebrar o próprio piso para quebrar nosso teto, o que para os proprietários é muito mais interessante. Com isso, o art. 1.313 do Código Civil não é ferido, visto que a reforma é possível com a abertura do piso do vizinho, e não de nosso teto.

Desde já agradeço a atenção.

Imagem de perfil Alessandra Alcedo Garritano
Condômino(a)


Respostas 6

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?