Temos 1 árvore destruindo o muro, piso da garagem, quem cortar, pref só faz qdo doente

Já tentamos há anos esse corte da árvore, já veio a Eng da prefeitura, mas disse ser Eng civil de outro órgão que faz, atestou os danos, mas não pede o corte, precisamos de contato de quem consiga o corte da mesma, antes de cair muro, portão ou coisa pior

Imagem de perfil Regina Cintra Martins Guerra
Síndico(a)


Respostas 6

Me disseram que voce tem de pedir (em SP) o laudo de um Eng. Agronomo. Junte isso com o do Eng. Civil e procure a regional da prefeitura.

Foto de perfilCLAUDIO FAGUNDES SARAIVA FILHO
Síndico(a) Profissional

Regina - aqui tinha uma arvore na calçado em situação bastante precária, mas entre os galhos passava a fiação de alta tensão da ENEL. Após 7 anos de insistência, a referida foi cortada na ultima semana. Durante os 7 anos, registramos (SP) o pedido no fone 156 com fotos; depois de algum tempo escrevi para a OUVIDORIA; passado mais anos, fui a câmara dos vereadores e conversei com um vereador responsável que fez uma notificação direta a Prefeitura. Ai, vieram várias pessoas e uma engenheira agrônoma que condenou a árvore. Passado mais alguns tempo, nada aconteceu, escrevi na época para o Prefeito Bruno Covas. Foi uma luta. Penso que se você dar entrada novamente no processo e juntar um laudo de um/a Engenheiro/a poderá ter sucesso.

Foto de perfilJOSE LOPES
Síndico(a) Profissional

Eu passei por está situação. Por várias vezes chamei a prefeitura para cortar uma ficus que destruía a calçada (pelo serviço da prefeitura de SP 156). A prefeitura sempre vinha e cancelava meu protocolo dizendo que a árvore era significativa para região. A prefeitura fechava o protocolo num dia, e eu abria outro no outro dia, e assim foi por mais de ano. Certa vez a prefeitura respondeu SUPLICANDO (palavra usada pela própria prefeitura) que eu não abrisse mais protocolos pq eles estavam cheios de serviço e não iam tirar minha árvore a menos que eu tivesse um laudo de engenheiro civil comprovando os danos à calçada (danos estes que eram visíveis, pois a guia rebaixada de carros já estava mais alta do que uma guia normal com as raízes empurrando a calçada pra cima). Pois bem... Calhou que as raízes da árvore entraram no esgoto e começou a voltar esgoto do prédio todo no ralo do primeiro apartamento térreo! Pegamos a NF da desentupidora + fotos das raízes da árvore na caixa de esgoto + laudo de engenheiro e enviamos à prefeitura (set/20). Em mar/21 a prefeitura finalmente aprovou a remoção mas dizia que para isso a Enel tinha que efetuar a poda dos galhos próximos à rede elétrica. Fiquei desde essa data rodando feito uma tonta entre enel e prefeitura, pois a enel dizia que apenas a prefeitura poderia solicitar está poda à ela e a prefeitura não cobrava esse serviço se poda. Um stress! Em Nov/21 eu escrevi para o SPTV relatando meu caso. Em Jan/22 a rede globo estava fazendo uma matéria sobre quedas de árvores e resolveu me atender, eles colocaram a reportagem no ar, peguei o link da globo e meti em todos os meus protocolos abertos, na enel e na prefeitura. Em fev/22 a enel cortou os galhos e em mar/22 a prefeitura extraiu a árvore. Só assim pra a prefeitura atender, foi uma luta! Eu tentei ainda que a prefeitura restaurasse a calçada, pois com a remoção danificaram ainda mais! Mas a prefeitura disse que não ia refazer conforme uma lei de 2019 que diz que mesmo que um órgão público danifique sua calçada cabe ao proprietário do imóvel a restauração. Agora tô correndo atrás desse prejuízo... Boa sorte, não é fácil!

Foto de perfilMaria Sousa
Membro de associação

Regina, boa noite, você tem que pedir na prefeitura. Quando as árvores ameaçam a segurança, elas podem ser cortadas sim.

Foto de perfilEliasar Pereira Eduardo
Condômino(a)

Regina além do laudo de um Engenheiro Agrônomo que irá reforçar o seu pedido, o condomínio poderá adiantar alguma coisa, como por exemplo cavar entre o muro e a arvore e cortar as raízes que podem estar afetando ou danificando o muro. Se for amendoeira, em minha cidade o plantio é proibido por Lei municipal, assim torna-se mais fácil a retirada das existentes antes da Lei. Em meu condomínio quadro Síndicos durante 10 anos haviam solicitado a retirada de uma arvore que estava plantada no jardim em nosso condomínio a três metros da construção de uma casa e em cada solicitação, mandara cortar as raízes que atingiam o ramal de esgoto da casa, cortando as raízes. A arvore era flamboyant, árvore extraordinária e muito bonita e fazia uma distinção no jardim onde estava plantada a décadas, deste os anos 70, cuja origem é da costa leste da África, não tendo nada haver com as nossas arvores nativas. Após tantas solicitações, o Síndico atual consegui, não sei como, mas conseguiu a licença do meio ambiente tão solicitada anteriormente. 0k

Foto de perfilGeraldo Majella da Silva
Condômino(a)

Depende da cidade. Em SP, se for arvore fora da via publica, particular, basta laudo de engenheiro; se for na via publica, aí complica.

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?