Tenho uma janela sobre a calçada de trás do meu sobrado, o vizinho quer tampá-la, o que fazer?
Bom dia, moro em RJ e estou com um problema. Adquiri um sobrado usado cuja lateral é um acesso para uma vila. A parte de trás do imóvel naturalmente dá para o centro desta vila. O imóvel assim que adquiri possuía uma varanda com telha (no segundo pavimento do imóvel), mas sem janelas. Apenas vãos, que davam vista para o vizinho esquerdo, para a vila e para o acesso da vila (começando na parede esquerda, em sentido horário).
Além da péssima aparência, resolvi por segurança fechar estes vãos. No lado esquerdo ficou completamente rebocado, no lado direito coloquei cubos de vidro (por conta da luz), e na metade direita do lado de trás coloquei uma janela veneziana, enquanto na outra metade (esquerda) reboquei.
O problema é que a primeira casa da vila se queixou após a obra, alegando que irá "arruinar" reforma alegando que irá subir um muro até a janela recém colocada. Entendo que na metade que rebocamos, não poderíamos mesmo ter colocado janela pois ficaria bem em cima da garagem dela. O dia que ela quisesse subir o muro, ela faria e seria total direito dela.
Porém além de não ver propósito, acredito que não seja de direito dela subir um muro bloqueando a janela (ou seja, na outra metade), visto que todas as casas da vila tem uma mini-calçada à frente dos imóveis e é justamente onde ela quer subir o muro. Colocamos a janela justamente por sabermos que estaria sobre o terreno da calçada, onde nenhum morador tem direito de subir muros.
Se todos os moradores da vila, por ventura quiserem avançar a casa até a calçada, a vila definitivamente ficará sem nem espaço para manobrar os automóveis dos moradores!
Como devo proceder, no caso dos vizinhos subirem de fato o muro?
Agradeço a atenção.