Tentativa de regularização condomínio em aberto e notificação extrajudicial
Passei por um problema pessoal depressivo muito forte nos últimos meses e infelizmente não consegui cumprir com os pagamentos condominiais (inerente a minha vontade) e agora melhorando estou tentando uma resolução com o condomínio desde Julho. Notificaram extrajudicialmente o proprietário após 3 meses de pendência. 1) A adv do condomínio, disse não tem poderes de aceitar a minha proposta somente o proprietário; 2) proprietário aceitou a proposta, então a Adv disse que não tem poderes, somente o representante do condomínio; 3) O síndico disse que não tem poderes em aceitar, somente parcelar e de quebra a advogada mandou as leis do código Civil, após eu solicitar a cópia dos boletos enviados e/ou algum comunicado informando o atraso, antes da notificação extrajudicial; 4) Pedi a ADM do condomínio para mandar instrução de pagamento e fui informada que somente a advogada.. A errada de não ter pago, sou eu - ok, eu que lute, mas venho tentando PAGAR e não me mandam COMO FAZER. Sugeri até Pix mês passado e não aceitaram. Enquanto isso, rolando juros, honorários, vergonha alheia, etc. Alguma sugestão de qual a melhor forma de proceder, por gentileza? PS: Nunca vi alguém inadimplente tentar quitar dívida e não conseguir obter uma resolução. Empatia então, passa longe… Obrigada
mary s
Respostas 4
Fale sério com o proprietário e informe que está tentando pagar mas é um jogo de empurra empurra. Porque o correto é o condomínio falar com o proprietário nesse caso. Aceitar um acordo com o inquilino nem todo síndico faz isso.
Tomara que dê certo.
Maria Telma Falcão de Carvalho
Situação complicada e cheia de má vontade, mas se o proprietário foi notificado pela justiça ela deve determinar uma solução.
Se o condomínio não enviar um representante o juiz vai determinar a forma de pagamento e o condomínio terá que aceitar.
Após decisão judicial, basta fazer um acordo com o proprietário, caso não possa fazê-lo antes que o juiz defina.
Raimundo Lindoval Oliveira
Super obrigada pelo esclarecimento, Raimundo.
E fiquei com uma dúvida: vi que de acordo com o código civil, o condomínio pode emitir a notificação judicial, mas caberia ao condomínio (gestão-boas práticas), algum tipo de comunicado por e-mail e/ou whatsapp ao proprietário sobre o atraso, antes de notifica-lo?!
O síndico que é meu vizinho de porta (o conheço a 40 anos), assim como minha mae proprietária e vizinha também, foi informado previamente do meu estado de saúde e respondeu a ela q estava tudo ok da minha parte. por essa razão, tenho achado tudo muito truculento para uma resolução…
Obrigada!
Em condomínio quem fala pela unidade é o proprietário e o advogado não aceita nada sem o parecer do síndico.
Vc deve pedir que o proprietário solicite ao síndico o boleto com o total da dívida, que virá com multa, jrs, correção monetária e honorários do advogado, com uma data de vcto que possa cumprir o pagto; realmente não aceitamos outra forma que não boleto.
Se vc está fazendo proposta com valor diferente desse total, dificilmente será aceito.
Angela MG
Super obrigada! Vou falar com o proprietário para tomar a frente do assunto. Ele está na cópia e tenho o informado por whatsapp. Ele mesmo respondeu o e-mail com o aceite da proposta. Obrigada =)
Esta certo o sindico e por inúmeras e diversas vezes, este portal tem informado que inquilinos não são donos e somente poderão falar em nome da unidade se portar procuração outorgada pelo proprietário, mas ao que parece, as pessoas se esquivam de entender. Sendo direto: foi o sindico quem assinou o contrato de locação com vc? O condomínio é o dono do apartamento? Sindico, condomínio e administradora são partes no seu contrato de locação? Faz essa analise e vai entender que está fazendo a coisa totalmente errada, depois volta e apague esse texto “PS: Nunca vi alguém inadimplente tentar quitar dívida e não conseguir obter uma resolução. Empatia então, passa longe…Obrigada” e para concluir, vc não está inadimplente e não deve nada ao condomínio na condição de inquilina.
Pessoa bloqueada
Oi, agradeço a sua resposta e reforçarei o tema com o proprietário, pois tem sido muito desgastante para mim.
Não há dúvidas de quem é ou não responsável, o ponto que venho notando aqui é a comunicação. Os boletos do proprietários são enviados por malote (e-mail) e eu como inquilina, não posso ter acesso e o proprietário também nao vem recebendo. Enfim… Pensando seriamente em depositar na conta do proprietário e ele conversa com os responsáveis. Obrigada e não vou apagar o q eu escrevi rsrs. Abraços
Por favor não estão dando bronca não. As vezes fico indignado quando as pessoas tentam constranger os outros que não merece como no seu caso. Outra coisa, a lei diz que o dono/devedor tem de procurar o credor para efetivar o pagamento por isso que ninguém deu bola aos seus apelos. Informe isso ao proprietário para ele ir sempre atrás do boleto.
Obrigada! ;)