Meu prédio está trocando toda a tubulação hidráulica. Os canos estão sendo colocados de maneira externa e estão sendo levados ramais até os apartamentos, só que novos pontos de registro estão sendo criados, já que é alegado que não tem como chegar nos pontos de registro originais, e o custo de toda a obra para levar o encanamento do apartamento até os novos registros será por conta dos condôminos. Isso foi inclusive aprovado em assembléia por 17 moradores. A alegação é que ficaria caro demais para fazer a obra interna, mesmo mudando o registro de lugar. Ou seja, estão nos obrigado a arcar com um custo alto de manutenção interna, modificando a planta hidraulica original do condomínio,
Alguns dos canos instalados estão passando inclusive pela facha externa lateral, perto de janelas. Se o morador esticar o braço, consegue puxar o cano. O vão central do prédio, ou há canos passando também, está em péssimo estado, e mesmo assim, os canos estão sendo presos com bracadeiras aparafusadas no reboco, que infelizmente está cheio de infiltração.
Ainda não olhei o contrato da obra, mas toda essa obra foi aprovada e contratada a uma firma que não tem engenheiro ou arquiteto. Pedi para ver o projeto da obra, e a resposta foi de que não há projeto, pois se fosse feita por um engenheiro ou arquiteto, sairia muito caro. Quando pedi para ver a ART do CREA, a resposta foi a mesma: não existe. A obra está sendo feito por uma pessoa jurídica, mas é um bombeiro e contratados dele, só isso.
Suspeitei que não havia projeto quando o registro novo foi instalado em minha cozinha ao lado do tanque, e em meu vizinho de cima, da mesma coluna, com a mesma planta de apartamento, o mesmo registro foi colocado no banheiro de empregada. E assim está sendo feita a obra... No meu banheiro, o registro fica ao lado da janela, e o mesmo vizinho, o dele foi colocado uns 40cm abaixo de onde o meu se encontra.
Em resumo: É alguém simplesmente colocando um ou mais canos centrais, ligando todos os apartamentos puxando outros canos, sem nenhum critério de medida ou localização, e ainda modificando, lembro, o projeto original do prédio, sem absolutamente nenhum profissional qualificado para a obra, critério ou tecnicidade, forçando os condôminos a arcarem com os custos da obra necessária interna para ligar seu encanamento até o registro novo.
Acho tudo isso muito irregular e até perigoso.
Isso tudo pode ser simplesmente aprovado em assembléia dessa maneira?
Como uma empresa consegue dar um orçamento correto, cobrando literalmente menos da metade dos outros dois concorrentes, sem absolutamente nenhum projeto, onde seria estimado a quantidade dos materiais necessários?
Qual a legalidade da assembléia que aprova uma obra deste porte sem apreciar um projeto, nem saber da existência ou não de um?