Vazamento em dias fortes de chuva
Boa tarde, por gentileza gostaria de orientação.
Moro em um condomínio residencial com 12 apartamentos, minha casa alaga em chuvas fortes, ou chuvas de longa durabilidade. Já contratei um caça vazamento, que identificou que o problema, não é no meu apartamento, e nem no condomínio, e sim do vizinho externo, que possui suas tubulações velhas e precárias, e como a construtora levantou a parede estrutural, grudada com a parede desse vizinho, sem quaisquer impermeabilização, dreno, ou muro de arrimo, isso vem acontecendo com frequência, já tive diversos danos nos móveis, e fiação, pois as águas chegam a jorrar pelas tomadas das paredes. Essa parede afetada, corresponde a toda parte dos fundos do condomínio, abrangendo tanto meu apartamento que é térreo por isso sofre diretamente, como também, parte da parede é da área comum do condomínio. Fui orientada em abrir chamado na SABESP pelo meu CPF como moradora da unidade afetada, para que vejam a rede de esgoto, tanto do condomínio, como do vizinho. Sendo indeferido pela sabesp (ou seja não é responsabilidade deles), eu devo processar o vizinho, caso o mesmo não tome providências em arrumar.
A dúvida disso tudo é, se eu devo tomar essas frentes (sabesp e processo contra o vizinho), ou seria o condomínio através do CNPJ, uma vez que a parede é estrutural, e abrange também a área comum do condomínio.
A construtora por sua vez, informa que já se passaram os 5 anos de garantia, e não tem nada que possa contribuir para a causa.
Obrigada!
Greice Alves
Respostas 3
boa tarde, não sei se vc tem um bom advogado mais vai precisar de um existe procedimento que tem que ser feito anexado com laudos resolve esta questão, mas tem como resolver sim já tivemos problemas assim vazamento na prumada entre um andar e outro e condomínio também já tinha passado dos 05 anos e foi resolvido, envolve vários procedimentos data dos chamados, e profissionais que entendam do assunto e claro vai precisar de bom advogado mais consegui resolver sim espero ter ajudado qualquer duvida só perguntar espero ter ajudado
grata
Katia
WhatsApp (011) 9 7740-1712
e-mail: consultoriacondominial20@gmail.com
Katia de Paula
👉 👉 POSIÇÃO JURIDICAMENTE CORRETA
A responsabilidade pela parede estrutural afetada é do condomínio, considerando que a área comum está envolvida. Contudo, caso o vizinho não tome providências, você pode processá-lo individualmente por danos, conforme o Código Civil (art. 1.277). O STJ, no REsp 1.705.460, reafirma a responsabilidade do proprietário por danos causados à propriedade vizinha, especialmente se houver negligência na manutenção.
À disposição
(orientações gratuitas somente aqui no site com os voluntários leigos)
LUCIANO DE OLIVEIRA – GESTOR CONDOMINIAL
PALESTRANTE, CONSULTOR DE CONDOMÍNIOS
ADVOGADO DIREITO IMOBILIÁRIO E CONDOMINIAL
👉 Whastapp (11) 98274-8828
GRUPO DE DUVIDAS LINKEDIN https://www.linkedin.com/groups/10035710
GRUPO DE DUVIDAS TELEGRAM https://t.me/+vjpHRMjd_aIzMmUx
INSTAGRAM https://www.instagram.com/dr.luciano.adv
Luciano de Oliveira já respondeu corretamente 4.527 perguntas aqui no site com precisão jurídica, fundamentadas na legislação atual e na jurisprudência do STJ e STF.
DR. LUCIANO DE OLIVEIRA - ADVOGADO
Veja o que diz o Código Civil, em seu artigo 1331:
§ 2º O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.
Trocando em miúdos: as paredes são do condomínio, o condomínio paga a conta. Se cabe ou não garantia contra a construtora, o condomínio que discuta na justiça.