Vazamento/ Infiltração
Moro no 1º andar de um prédio e abaixo de meu ap tem uma loja. O síndico me devolveu somente o valor do laudo e disse que anteriormente o problema era meu banheiro SIM, e que não cobriria o restante. Neste caso, posso entrar numa ação judicial contra o síndico/ condomínio? Sou proprietária e parte do conselho mas o síndico por várias vezes nem sequer respondia minhas mensagens, ele nem ao menos mora no prédio e em nenhum dos casos ele pagou alguém para localizar de onde vinha este vazamento, simplesmente me acionou para que eu arrumasse meu banheiro todas as vezes. Inclusive deste última vez ele me contatou dizendo que eu teria que entrar em contato com meu pedreiro pois o vazamento retornou por conta do meu banheiro.
Em jun/22 o síndico entrou em contato comigo alegando que a loja estava com infiltração e que era por conta de meu banheiro, pois o box ficava logo acima da infiltração na loja. Contratei um pedreiro que refez o rejunte de meu box e mesmo assim informei ao síndico que acha estranho essa infiltração pois a nossa marquise que também dava direção para a infiltração na loja (infiltração bem rente com a parede de entrada/ vitrine) estava danificada.
6 meses depois desse ocorrido, o síndico entra em contato novamente e diz que a infiltração voltou e que era de meu banheiro, uma vez que a infiltração estava exatamente no mesmo local que antes. Pois bem, fiz uma obra maior retirando todo o piso do meu box e colocando novamente um novo piso com novo rejunte e passando impermeabilizante líquido.
Para minha surpresa, mais 6 meses depois o síndico entra em contato novamente dizendo que a infiltração voltou no mesmo local, mas achei muito estranho pois o síndico me acionava somente quando estávamos em semana de chuva. Contratei um profissional para localizar o vazamento e recebi um laudo técnico dizendo que nada tinha a ver com o meu banheiro, mas sim com a marquise, que era a marquise que estava causando essa infiltração. Nisso paguei o laudo e pedi ao síndico o meu dinheiro de volta, tanto do laudo, quanto das obras anteriores que foram desnecessárias pois meu banheiro não causou nenhum vazamento.