Vizinho Reclama de barulho de ventilador

Sou síndico e recebo, com frequência, reclamação de uma única moradora sobre o barulho de um ventilador de outra unidade, segundo ela, da unidade logo acima. Ela passou a ligar e enviar mensagens às 3h da madrugada; por mais que eu muitas vezes esteja acordado trabalhando, considero invasivo. De todo modo, costumo ler e responder apenas em horário comercial.

Fui ao apartamento dela para constatar o ruído. Em dias de calor, algumas unidades ligam ventiladores (nosso condomínio não tem ar-condicionado) e há um barulho baixo/quase imperceptível. Em medição pelo celular, não passa de 30 decibéis. Mesmo assim, a moradora diz que não consegue dormir.

Importante reforçar que o entorno não é silencioso: há muitas casas e comunidades ao redor, com barulho frequente de música e gritos que não são do condomínio, além de estarmos em via de grande fluxo, com transporte público e intensa circulação de veículos e pessoas, inclusive à noite.

Por respeito à moradora, conversei com as unidades acima e abaixo (inclusive as visitei). O equipamento é um ventilador (tipo climatizador menor). Ligamos o aparelho e não tem ruído não é exagerado, inclusive é até mais silencioso que o meu. Sempre que ela reclama, peço à unidade que tente mudar o local do ventilador, usar tapete/borracha para amortecer, etc.

Como síndico, fico de mãos atadas: solidarizo-me com o incômodo relatado, que parece pessoal, já que somente ela reclama, mas não posso obrigar ninguém a deixar de usar ventilador, nem aplicar advertência ou multa nesse caso. O que fazer? Nosso regulamento e convenção não preveem nada específico sobre isso, apenas uma menção genérica ao silêncio noturno.

Alguém já passou por situação semelhante? Quais foram os encaminhamentos que funcionaram?

Imagem de perfil Paulo Sardinha
Subsíndico(a)


Respostas 1

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?