Vizinho Reclama de barulho de ventilador
Sou síndico e recebo, com frequência, reclamação de uma única moradora sobre o barulho de um ventilador de outra unidade, segundo ela, da unidade logo acima. Ela passou a ligar e enviar mensagens às 3h da madrugada; por mais que eu muitas vezes esteja acordado trabalhando, considero invasivo. De todo modo, costumo ler e responder apenas em horário comercial. Fui ao apartamento dela para constatar o ruído. Em dias de calor, algumas unidades ligam ventiladores (nosso condomínio não tem ar-condicionado) e há um barulho baixo/quase imperceptível. Em medição pelo celular, não passa de 30 decibéis. Mesmo assim, a moradora diz que não consegue dormir. Importante reforçar que o entorno não é silencioso: há muitas casas e comunidades ao redor, com barulho frequente de música e gritos que não são do condomínio, além de estarmos em via de grande fluxo, com transporte público e intensa circulação de veículos e pessoas, inclusive à noite. Por respeito à moradora, conversei com as unidades acima e abaixo (inclusive as visitei). O equipamento é um ventilador (tipo climatizador menor). Ligamos o aparelho e não tem ruído não é exagerado, inclusive é até mais silencioso que o meu. Sempre que ela reclama, peço à unidade que tente mudar o local do ventilador, usar tapete/borracha para amortecer, etc. Como síndico, fico de mãos atadas: solidarizo-me com o incômodo relatado, que parece pessoal, já que somente ela reclama, mas não posso obrigar ninguém a deixar de usar ventilador, nem aplicar advertência ou multa nesse caso. O que fazer? Nosso regulamento e convenção não preveem nada específico sobre isso, apenas uma menção genérica ao silêncio noturno. Alguém já passou por situação semelhante? Quais foram os encaminhamentos que funcionaram?